Ao entrar no site, são pedidos email e senha — os mesmos dados, aliás, usados para o bate-papo, email e toda a gama de serviços sob o mesmo domínio.
Dados inseridos, somos então apresentados a uma página principal, com últimos emails, últimas atualizações dos nossos contatos com diversos filtros (mais recentes e por tipo de conteúdo), um campo para a publicação de atualizações, inclusive com fotos, e uma lista de contatos para iniciar um bate-papo com qualquer um que esteja online. Ah, e os aniversariantes próximos, claro.
As atividades dos nossos amigos não se limitam às realizadas dentro da própria rede. Cada um pode “conectar” o seu perfil a contas externas de serviços dos mais diversos, de redes sociais a sites de fotos, vídeos e música. Tudo flui nas atualizações dos contatos, você pode deixar comentários ali mesmo. Algumas redes se cruzam, ou seja, você interage em duas ou mais a partir de uma única interface. É quase uma rede global, a rede das redes.
Podemos clicar num contato qualquer ou abrir o índice e procurar por um específico. No perfil, além dos dados que ele próprio insere, o sistema nos dá a liberdade de preencher campos vazios com informações que só são válidas para nós (ou seja, não afetam o perfil da pessoa). Uma ótima pedida para aqueles amigos esquecidos ou preguiçosos que detestam formulários online. De mera lista de contatos, essa página passa a ser uma agenda de contatos.
Podemos trocar mensagens pessoais usando o email, que é intimamente atrelado a toda a rede social. Ele agora está rápido, possui alguns truques legais como “mensagens dinâmicas” e um esquema de agenda embutido, para não perder nenhum compromisso. Tudo integrado.
Se quisermos criar grupos, existe um módulo para isso também, e dos mais avançados: além da troca de mensagens no site, essas podem ser acompanhadas por email, caso o usuário prefira. Cada grupo criado oferece espaço para subir fotos e um calendário para agendar eventos. Churrascos entre amigos podem ser organizados, do planejamento à distribuição de fotos pós-festa, por ali.
E fotos, o que dizer do módulo de fotos? Um sistema bonito e recém-reformulado, com todo o poder e elegância do HTML5 e CSS3. E não serve só para fotos; dá para subir arquivos, definir a privacidade com base na sua lista de contatos, até mesmo editar arquivos de texto, planilhas eletrônicas, apresentações de slides e cadernos de anotação, tudo online, tudo em colaboração. Mas, verdade seja dita, é nas fotos que o sistema brilha. A transição é suave, tudo de muito bom gosto.
Permeando tudo isso, o bate-papo mais popular do país, acessível a um clique e que acompanha em qualquer página dentro do domínio para onde vamos.
Para fechar, ainda dá para instalar programas no computador que estendem a experiência online. Coisas como sincronia de arquivos entre PC e nuvem, edição de imagens e vídeo com diversas opções de upload instantâneo, sem complicação, tudo muito simples e prático.
***
Parece a rede social dos seus sonhos? Pois saiba que ela existe e atende pelo nome de Windows Live.
Semana passada a Google liberou a sua rede social, a sua investida na integração de todos os seus serviços, o Google+. A recepção tem sido muito boa, tanto por público quanto pela mídia especializada. Já dizem até em ameaça ao reinado do Facebook, a atual maior rede social do mundo, veja só.
A Microsoft tinha a faca e o queijo na mão para furar a Google e transformar o Windows Live numa rede social de primeira. Tem o MSN, um dos sites mais visitados do país; o Hotmail, webmail líder por aqui; e o Messenger, que também está na ponta da tabela quando se fala em bate-papo em tempo real. Em outras palavras, propaganda não falta.
Por outro lado, propaganda não é o suficiente. Essa abordagem rivaliza com a do “faça algo bom e eles virão”. Não acredito em nenhuma delas, mas num misto das duas. Faça algo bom, espalhe a notícia, e aí sim eles virão. Não só virão; eles ajudarão a espalhar a notícia, como já tem muita gente fazendo com o Google+. Se não espalhar, comentarão, fomentarão a curiosidade ou, em termos mais Web 2.0, “criarão hype”. E aí basta manter as coisas funcionando com uma novidade aqui e ali e pronto, cria-se um sucesso.
Esse perfil de rede social está no Windows Live desde a Wave 3, disponibilizada em meados de 2008. Faltou visão? Sim. Faltou audácia? Talvez. Ou pode ter sido ainda um conflito de interesses com o Facebook, do qual a Microsoft possui uma pequena fatia. Fato mesmo é que essa não é a primeira vez que a Microsoft perde uma chance clara de ser pioneira num nicho e, com isso, despontar como empresa de vanguarda.
E não se surpreenda se no final do ano ou em 2012 aparecer um “Windows Live+” ou algo que o valha.
Dados inseridos, somos então apresentados a uma página principal, com últimos emails, últimas atualizações dos nossos contatos com diversos filtros (mais recentes e por tipo de conteúdo), um campo para a publicação de atualizações, inclusive com fotos, e uma lista de contatos para iniciar um bate-papo com qualquer um que esteja online. Ah, e os aniversariantes próximos, claro.
As atividades dos nossos amigos não se limitam às realizadas dentro da própria rede. Cada um pode “conectar” o seu perfil a contas externas de serviços dos mais diversos, de redes sociais a sites de fotos, vídeos e música. Tudo flui nas atualizações dos contatos, você pode deixar comentários ali mesmo. Algumas redes se cruzam, ou seja, você interage em duas ou mais a partir de uma única interface. É quase uma rede global, a rede das redes.
Podemos clicar num contato qualquer ou abrir o índice e procurar por um específico. No perfil, além dos dados que ele próprio insere, o sistema nos dá a liberdade de preencher campos vazios com informações que só são válidas para nós (ou seja, não afetam o perfil da pessoa). Uma ótima pedida para aqueles amigos esquecidos ou preguiçosos que detestam formulários online. De mera lista de contatos, essa página passa a ser uma agenda de contatos.
Podemos trocar mensagens pessoais usando o email, que é intimamente atrelado a toda a rede social. Ele agora está rápido, possui alguns truques legais como “mensagens dinâmicas” e um esquema de agenda embutido, para não perder nenhum compromisso. Tudo integrado.
Se quisermos criar grupos, existe um módulo para isso também, e dos mais avançados: além da troca de mensagens no site, essas podem ser acompanhadas por email, caso o usuário prefira. Cada grupo criado oferece espaço para subir fotos e um calendário para agendar eventos. Churrascos entre amigos podem ser organizados, do planejamento à distribuição de fotos pós-festa, por ali.
E fotos, o que dizer do módulo de fotos? Um sistema bonito e recém-reformulado, com todo o poder e elegância do HTML5 e CSS3. E não serve só para fotos; dá para subir arquivos, definir a privacidade com base na sua lista de contatos, até mesmo editar arquivos de texto, planilhas eletrônicas, apresentações de slides e cadernos de anotação, tudo online, tudo em colaboração. Mas, verdade seja dita, é nas fotos que o sistema brilha. A transição é suave, tudo de muito bom gosto.
Permeando tudo isso, o bate-papo mais popular do país, acessível a um clique e que acompanha em qualquer página dentro do domínio para onde vamos.
Para fechar, ainda dá para instalar programas no computador que estendem a experiência online. Coisas como sincronia de arquivos entre PC e nuvem, edição de imagens e vídeo com diversas opções de upload instantâneo, sem complicação, tudo muito simples e prático.
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Parece a rede social dos seus sonhos? Pois saiba que ela existe e atende pelo nome de Windows Live.
Semana passada a Google liberou a sua rede social, a sua investida na integração de todos os seus serviços, o Google+. A recepção tem sido muito boa, tanto por público quanto pela mídia especializada. Já dizem até em ameaça ao reinado do Facebook, a atual maior rede social do mundo, veja só.
A Microsoft tinha a faca e o queijo na mão para furar a Google e transformar o Windows Live numa rede social de primeira. Tem o MSN, um dos sites mais visitados do país; o Hotmail, webmail líder por aqui; e o Messenger, que também está na ponta da tabela quando se fala em bate-papo em tempo real. Em outras palavras, propaganda não falta.
Por outro lado, propaganda não é o suficiente. Essa abordagem rivaliza com a do “faça algo bom e eles virão”. Não acredito em nenhuma delas, mas num misto das duas. Faça algo bom, espalhe a notícia, e aí sim eles virão. Não só virão; eles ajudarão a espalhar a notícia, como já tem muita gente fazendo com o Google+. Se não espalhar, comentarão, fomentarão a curiosidade ou, em termos mais Web 2.0, “criarão hype”. E aí basta manter as coisas funcionando com uma novidade aqui e ali e pronto, cria-se um sucesso.
Esse perfil de rede social está no Windows Live desde a Wave 3, disponibilizada em meados de 2008. Faltou visão? Sim. Faltou audácia? Talvez. Ou pode ter sido ainda um conflito de interesses com o Facebook, do qual a Microsoft possui uma pequena fatia. Fato mesmo é que essa não é a primeira vez que a Microsoft perde uma chance clara de ser pioneira num nicho e, com isso, despontar como empresa de vanguarda.
E não se surpreenda se no final do ano ou em 2012 aparecer um “Windows Live+” ou algo que o valha.
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