Frase do Dia

Seja humilde, pois até o sol com sua grandeza se põe para deixar a lua brilhar!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Redes sociais, um paralelo entre Windows Live e Google+

Ao entrar no site, são pedidos email e senha — os mesmos dados, aliás, usados para o bate-papo, email e toda a gama de serviços sob o mesmo domínio.
Dados inseridos, somos então apresentados a uma página principal, com últimos emails, últimas atualizações dos nossos contatos com diversos filtros (mais recentes e por tipo de conteúdo), um campo para a publicação de atualizações, inclusive com fotos, e uma lista de contatos para iniciar um bate-papo com qualquer um que esteja online. Ah, e os aniversariantes próximos, claro.
As atividades dos nossos amigos não se limitam às realizadas dentro da própria rede. Cada um pode “conectar” o seu perfil a contas externas de serviços dos mais diversos, de redes sociais a sites de fotos, vídeos e música. Tudo flui nas atualizações dos contatos, você pode deixar comentários ali mesmo. Algumas redes se cruzam, ou seja, você interage em duas ou mais a partir de uma única interface. É quase uma rede global, a rede das redes.
Podemos clicar num contato qualquer ou abrir o índice e procurar por um específico. No perfil, além dos dados que ele próprio insere, o sistema nos dá a liberdade de preencher campos vazios com informações que só são válidas para nós (ou seja, não afetam o perfil da pessoa). Uma ótima pedida para aqueles amigos esquecidos ou preguiçosos que detestam formulários online. De mera lista de contatos, essa página passa a ser uma agenda de contatos.
Podemos trocar mensagens pessoais usando o email, que é intimamente atrelado a toda a rede social. Ele agora está rápido, possui alguns truques legais como “mensagens dinâmicas” e um esquema de agenda embutido, para não perder nenhum compromisso. Tudo integrado.
Se quisermos criar grupos, existe um módulo para isso também, e dos mais avançados: além da troca de mensagens no site, essas podem ser acompanhadas por email, caso o usuário prefira. Cada grupo criado oferece espaço para subir fotos e um calendário para agendar eventos. Churrascos entre amigos podem ser organizados, do planejamento à distribuição de fotos pós-festa, por ali.
E fotos, o que dizer do módulo de fotos? Um sistema bonito e recém-reformulado, com todo o poder e elegância do HTML5 e CSS3. E não serve só para fotos; dá para subir arquivos, definir a privacidade com base na sua lista de contatos, até mesmo editar arquivos de texto, planilhas eletrônicas, apresentações de slides e cadernos de anotação, tudo online, tudo em colaboração. Mas, verdade seja dita, é nas fotos que o sistema brilha. A transição é suave, tudo de muito bom gosto.
Permeando tudo isso, o bate-papo mais popular do país, acessível a um clique e que acompanha em qualquer página dentro do domínio para onde vamos.
Para fechar, ainda dá para instalar programas no computador que estendem a experiência online. Coisas como sincronia de arquivos entre PC e nuvem, edição de imagens e vídeo com diversas opções de upload instantâneo, sem complicação, tudo muito simples e prático.
***
Parece a rede social dos seus sonhos? Pois saiba que ela existe e atende pelo nome de Windows Live.
Windows Live: Oportunidade desperdiçada.
Semana passada a Google liberou a sua rede social, a sua investida na integração de todos os seus serviços, o Google+. A recepção tem sido muito boa, tanto por público quanto pela mídia especializada. Já dizem até em ameaça ao reinado do Facebook, a atual maior rede social do mundo, veja só.
A Microsoft tinha a faca e o queijo na mão para furar a Google e transformar o Windows Live numa rede social de primeira. Tem o MSN, um dos sites mais visitados do país; o Hotmail, webmail líder por aqui; e o Messenger, que também está na ponta da tabela quando se fala em bate-papo em tempo real. Em outras palavras, propaganda não falta.
Por outro lado, propaganda não é o suficiente. Essa abordagem rivaliza com a do “faça algo bom e eles virão”. Não acredito em nenhuma delas, mas num misto das duas. Faça algo bom, espalhe a notícia, e aí sim eles virão. Não só virão; eles ajudarão a espalhar a notícia, como já tem muita gente fazendo com o Google+. Se não espalhar, comentarão, fomentarão a curiosidade ou, em termos mais Web 2.0, “criarão hype”. E aí basta manter as coisas funcionando com uma novidade aqui e ali e pronto, cria-se um sucesso.
Esse perfil de rede social está no Windows Live desde a Wave 3, disponibilizada em meados de 2008. Faltou visão? Sim. Faltou audácia? Talvez. Ou pode ter sido ainda um conflito de interesses com o Facebook, do qual a Microsoft possui uma pequena fatia. Fato mesmo é que essa não é a primeira vez que a Microsoft perde uma chance clara de ser pioneira num nicho e, com isso, despontar como empresa de vanguarda.
E não se surpreenda se no final do ano ou em 2012 aparecer um “Windows Live+” ou algo que o valha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem Pan

Gostou do blog?

Pesquisar

Twitter

Sobre este blog

Criei este blog, na finalidade de disponibilizar coisas novas que venho descobrindo ao longo dos anos, informações importantes e engraçadas que acontece no dia a dia, espero que gostem, fiquem avontade!!!

Quem sou eu

Aimorés - MG, Minas Gerais, Brazil
Nascido no ano de 1990, de berço humilde, venho na minha caminhada desenvolvendo coisas novas, ajudando as pessoas com informações importantes, e trabalhando no ramo de fotografia de casamento.
Jackson Verissimo - Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.

Você é o Visitante

Usuários Online